sexta-feira, 29 de março de 2013

Escrever uma notícia em papiro tal como faziam os romanos. Aconteceu hoje em Tróia!

Na Páscoa Romana do Troiaresort, as famílias foram desafiadas a recuar ao ano 69 A.C., altura em que surgiu aquele que podemos considerar como o primeiro jornal de que há conhecimento. Chamava-se Acta Diurna, foi criado pelo Imperador Júlio César e tinha como missão mostrar à população, diariamente, as notícias mais importantes do Império. Podia ser o surgimento de uma nova lei, o anúncio de festas e eventos, ou mesmo as vitórias da guerra, entre outros assuntos.

No Atelier de Jornalismo de Papiro, miúdos e graúdos ficaram a saber que a Acta Diurna era feita através da planta de papiro, puderam mesmo conhecer a planta em causa e aprenderam de que forma o miolo desta planta era utilizado para fazer folhas de papiro.




Depois do enquadramento histórico e do contacto com a planta, cada família foi convidada a escrever a sua própria Acta Diurna, agora em folhas de imitação de papiro, e respetiva notícia. O carvão foi um dos materiais utilizados! 




Podem ver aqui alguns dos resultados finais.














No final, algumas crianças foram ajudar a plantar os papiros em pleno Troiaresort. A planta pode chegar até aos 6 metros de altura e todos fazemos votos que elas cresçam muito!




Amanhã, pelas 15h, na abertura do Mercado Romano, nas Ruínas de Tróia, todos saberão qual foi a Acta Diurna mais criativa. O seu texto será lido, em voz bem alta, por um arauto e a família vencedora terá direito a estadia no Hotel Porto Palácio!

Sem comentários:

Enviar um comentário